Anvisa aprova medicamento para câncer de mama mais comum
Medicamento foi incluído em uma lista para revisão prioritária

A Anvisa aprovou um novo medicamento para tratamento do  câncer de mama  avançado do tipo estrogênio receptor positivo (ER+) e HER2-. O medicamento em questão é Ibrance (palbocicle).

O tipo de tumor estrogênio receptor positivo (ER+) e HER2-é o mais recorrentes entre as mulheres. E é um tipo de câncer que se desenvolve em resposta ao hormônio estrogênio e não está relacionado à proteína HER2.

Por representar um avanço importante no tratamento do câncer de mama e ser uma alternativa terapêutica única em cenários sem outras opções, Ibrance foi incluído na lista de medicamentos de revisão prioritária do Food and Drug Administration (FDA) já em 2014, recebendo aprovação logo depois nos Estados Unidos, em fevereiro de 2015, dois meses antes do previsto. O medicamento também está licenciado na União Europeia, desde 2016.

De acordo com o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia, a aprovação do medicamento pode trazer um cenário de controle do câncer de mama e da manutenção da qualidade de vida das mulheres, mesmo quando o diagnóstico ocorre em estágio avançado.

Ibrance está indicado em combinação com o fármaco letrozol como tratamento de primeira linha para pacientes em pós menopausa que não receberam tratamento sistêmico anterior para a doença em estágio avançado e em associação com fulvestranto como segunda linha para mulheres em pré ou pós menopausa com câncer de mama avançado nas quais a doença tenha progredido durante ou após terapia endócrina.